RECICLAGEM: ABAJUR DE GARRAFA

>> quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oi gente, tô tããããããão feliz!

Em apenas 3 dias já recebi tantas visitinhas, comentários, elogios e até já tenho 27 seguidores... leram bem? V-I-N-T-E     .E.     .S-E-T-E!!! Nunca esperei que o retorno viria tão rápido. Mas é um imenso prazer abrir meu blog e ver novos comentários e novos seguidores... tô me sentindo!!! rs

Outra coisa. Foi imperdoável o que eu fiz no post das cadeiras!!! Eu me esqueci de constar a SUPER-HIPER-MEGA-MASTER-PLUS-ADVANCED ajuda que recebi da minha filhota Bruna e do meu genrinho. Eles ralaram muito me ajudando a tirar o forro verde. Ela até reclamou nos comentários do post anterior... rsrs... mas, enfim, agora fica aqui registrado os meus mais sinceros agradecimentos. Filhota e genrinho, AMO VOCÊS!!!

Bom, chega de taaaanto sentimentalismo e vamos logo ao que interessa:

Hoje vou mostrar pra vocês um abajur, aliás dois, que fiz para colocar no meu quarto. Sempre quis fazer um abajur de garrafa, mas nunca tinha conseguido uma maneira de furar o vidro sem quebrar.

Então, passeando pela blogsfera, vi essa ideia em alguns blogs, mas o que mais me chamou a atenção foi o Blog PEGUEI NA REDE: http://pegueinarede.blogspot.com (perdão gente, mas ainda não sei como colocar links no post! e agradeceria muuuuuito se alguém me ensinasse) - (agora já aprendi a colocar! iupiiii!!! rs)

Lá ela fez com garrafão, mas eu queria com garrafa, de preferência de licor.

O mais difícil foi encontrar a tal broca especial para furar vidro. Eu entrei em TODAS as lojas possíveis aqui da minha cidade e tinha algumas que nunca tinha ouvido falar na tal broca. Não me dando por vencida, pesquisei no Mercado Livre (adoro!) e lá encontrei. O cara vendia somente o jogo por $150,00, mas pedi taaaaanto que ele vendeu apenas uma pra mim, por $15,00. (Se alguém se interessar, acho que ainda tenho o e-mail do vendedor armazenado).

De posse da broca, fizemos vários testes em outras garrafas, pois eu só tinha 2 do licor que eu queria. Quebramos (eu e meu genrinho) umas 5 garrafas de cerveja até pegar o jeito da broca, pois tem que ficar molhando enquanto vai fazendo o furo. Então colocamos um pano velho no tanque e fomos deixando cair um fiozinho de água no vidro enquanto ia furando bem devagarinho. TIRO E QUEDA!

Com as garrafas já furadas, fui comprar o material necessário:

Vou listar o material para uma garrafa e você faz as contas do que vai precisar se resolver fazer mais de um abajur:

1- uma garrafa ou garrafão
2- uma rolha (não usei de vinho, comprei uma rolha separada)
3- um pedaço de rosca sem fim (o suficiente para passar a rolha e sobrar um pedacinho de cada lado, um para a arruela e outro para o soquete - eu levei a rolha na loja e mostrei pro vendedor o tamanho da rosca que eu queria)
4- 1,5m de fio (eu usei fio cristal, acho que fica com melhor aparência)
5- um soquete
6- uma lâmpada
7- uma tomada
8- um interruptor liga/desliga próprio para fio de abajur
9- coisas para colocar dentro da garrafa (eu coloquei bolinhas de gude e aquelas outras pedrinhas de gude que são mais achatadinhas)


Aqui os dois já prontinhos! Eu AMEI!!!


- primeiro você fura a rolha (eu furei com a furadeira mesmo)
- encaixa a rosca sem fim
- numa das extremidades coloca a arruela
- na outra encaixa o soquete (com o fio já montado por dentro e já passado no buraco da garrafa)
- encaixe a lâmpada


Mais detalhes dos encaixes.


Aqui um close do fio e da rosca sem fim.


Aqui os detalhes da tomada e do interruptor liga/desliga próprio para fio de abajur.


Aqui já prontinho para encaixar na boca da garrafa.
- Dica: coloque as bolinhas antes, pois com o fio já passado elas não cabem na boca estreita da garrafa. Aliás, perdi várias bolinhas, pois tem umas que são enoooormes e mesmo sem fio não entraram de jeito nenhum. Tive que me contentar com meia garrafa de bolinhas, sendo que eu queria que ficasse cheinha! mas, enfim...


Aqui tudo já encaixadinho, prontinho para colocar a cúpula.

AAAhhhh, a cúpula! Outra novela para encontrar. Mais uma vez entrei em TODAS as lojas possíveis da cidade e nada. Adivinha onde encontrei??? No Mercado Livre, claro! E o melhor foi que o rapaz fez a cúpula sob medida pra mim. Eu disse como eu queria, quanto queria as medidas de cada parte da cúpula e TCHANAM!!!:






Essas são as imagens da cúpula que o rapaz que encontrei no Mercado Livre fez pra mim. Eu AMEI! No final achei que ficaram um pouco compridas demais, mas não faz mal. Quando eu tiver uma graninha sobrando eu mando fazer outras um pouquinho menores e aproveito essas em uns garrafões que ganhei do genrinho.






E essas são as imagens dele montadinho, prontinho e com a cúpula.

O que acharam? Gostaram?

Pra variar, eu AMEI!!!

Beijocas.

38 comentários:

Ozenilda Amorim 21 de agosto de 2009 11:14  

Amei, tá lindo lindo. Quanto ao ferro, vou confessar, odeio passar roupas, mas sei passar perfeitamente, sou perfeccionista mesmo. Então, esse mimo me ajudou a facilitar o trabalho, fazê-lo mais depressa e manter a qualidade.
Agora, para colocar lindk é muito fácil, é só você iluminar a palavra que quer linkar, no alto da caixa onde você está escrevendo o post tem um globo verde com uma correntinha em volta, você clica nele que vai abri uma caixa de diálogo, nela você escreve o endereço do post ou blog ou seja o que for que você quer linkar. Para ficar mais fácil, abre exatamente a página escolhida e copia o link da barra do http, é mole, dá ok e tá pronto o seu link. qualquer dúvida é só perguntar.
Menina que história é essa de genro? Explica direito, pois tu pareces uma menininha e já tem filha namorando?
;)

Kátia 21 de agosto de 2009 11:23  

Olá!!!

Cuidado porque blog vicia, viu!!!! rsrsrsrsrs
Estou pensando em fazer um abajour assim. Já tenhoa té o garrafão falta só tempo....

Bomfinde

Kátia
tudodbomptocom.blogspot.com

Janice 21 de agosto de 2009 11:46  

Que lindo o abajur!!!
Fernanda, eu comprei a máquina de costura no Shoptime, por R$258,00 com frete grátis.
E ainda, divide no cartão sem juros.
Beijo:)

Priscila Oliveira 21 de agosto de 2009 13:00  

Olá querida, menina ficou muito lindo, adorei!!!!
ah, quanta a sua dica, eu já sou acostumada a comprar na soliarte, mas nunca encontrei um porta-tudo como o seu...muito obrigada pela atenção!
Bjs....

Ruby Fernandes 21 de agosto de 2009 13:06  

Fernanda querida, eu amei! Lindo e original, parabéns.
Bjokas e ótimo fim de semana.

Débora Fouraux 21 de agosto de 2009 13:39  

Oi Fernanda! essa blogosfera viciaa! o abajour ficou lindo! Parabénss! beijoss

Kátia 21 de agosto de 2009 15:13  

Oi!!!

Como vc pode ver acima tenho te visitado!!!!
adorei a ideia da horta vou adicioná-la na minha listona de quero fazer e depois t mostro o resultado.

Bjokas
Bom finde

Kátia
tudodbomptocom.blogspot.com

Maria Pechinchinha 21 de agosto de 2009 16:16  

Oi Fê! Já tinha passado por aqui, mas não cheguei a comentar... Seu blog é muito fofo, cheio de ideias bacanas! O abajur ficou super legal! Parabéns!

Fabi
http://vidapechincha.blogspot.com

Isabel Cristina 21 de agosto de 2009 16:30  

Oi Fernanda, atendi ao seu recadinho carinhoso e cá estou para conhecer seu blog!! Adorei!! Estas luminárias de garrafa ficaram lindas, que criatividade!! só passei rapidinho para agradecer a visita e conhecer o seu blog, depois volto com calma para conferir tudo! E Não esqueça de participar da minha promoção na semana que vem, sua participação será benvinda!! Beijos e ótimo final de semana!

Também estou te seguindo!!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) 21 de agosto de 2009 16:42  

oi Fernanda

O blog está bomabando hein!!!
Também com tanta coisa bonita...adorei o passo a passo!!!
bjus e um ótimo findi
ana maria

Pitadas de Arte 21 de agosto de 2009 17:11  

Olá Fernanda, dei uma passadinha aqui para visitar seu blog e já estou te seguindo!!
Seu blog tem muito potencial e é recheado de coisinhas legais e que todos nós adoramos saber!!!
Bjokas

katia 21 de agosto de 2009 19:01  

Ola, fernanda, achei teu blog através de um comentário que tu fez no blog studio da lu, e assim como tu também começei meu blog a uns dois dias e gostaria que, se puder, desse uma olhadinha, como disse sou muito novata.
E o teu blog achei o máximo, muitas dicas bem interessantes.
Também sou assim aqui em casa, to sempre inventando uma moda nova, sabe como é né, orçamento baixo tem que se virar com o que tem.
Então é isso, deixo aqui meu convite e bjão boa semana.

Grá 21 de agosto de 2009 20:21  

Oi Fe!! Desculpa estava ausente, mas hoje quando vi seu recado FIQUEI TÃO FELIZ!!! Vim logo aqui retribuir a visita E AMEIIIIIII SEU BLOG, JÁ SOU SEGUIDORA!!! TUDO DE MELHOR...BJOS GRA

calma que estou com pressa 21 de agosto de 2009 20:50  

Olá fernanda!
ficou muito lindo teus abajoures, super original e pelo que li - um trabalhão até acertar e não quebrar- olhando pronto parece tão fácil, e papmostrou que não é bem assim, que garrafas legais, o formato é lindo!
sobre o link - menina (vc é normal -não se aprecoupe) eu tb meio que inicainte nestas coisas.tive ajudas de filhos, da amiga bruxinha(minha madrinha faz-tudo). eu vou tentar te explicar-
sabe quando tu vai postar, no cabeçalho tem um quadradinho de copiar imagens...-então não tem aquele que tu escolhe o tipo de letras, cor...do lado não tem um trequinho (parece uma chave-mas não é) passa o mouse em cima-que vai aparecer a palvra link- primeiro vc tem que escrever o que vc quer linkar , daí passa grifa a palavra como se fosse copiar mas não põem contra o c - aperta o link -vem um qudradinho e escreve o link que vc quer e salva - pronto a palavra ou o nome do blog está linkado-entende nada né? tenta e me diz depois!
bem vinda ao mundo da blogoesfera!
bjs

Laély 21 de agosto de 2009 22:35  

Clap, Clap, Clap!
Eu admiro quem sabe e gosta de por a mão na massa! Confesso que estou um pouco em falta com este meu lado, pois ando muito sem tempo...Mas, fiquei empolgada com todos os seus trabalhinhos. Já que gosta de trabalho e transformações, poderia colar um tecido nessa cúpula, pra ficar mais coloridinha, que acha? No blog, tem marcador só para "abajur" e "cúpulas", além de "renovações", que poderão lhe dar alguma ideia. Fiz um abajur de regador, mas o passo-a-passo que você fez ficou muito bom, parabéns! Quero muito fazer um desses de garrafa, mas quero arranjar um garrafão bem bonito e colorido, de preferência. Quanto às cúpluas, em lojas de iluminação maiores, poderá encontrar mais opções. Na Tok&Stok, tem umas lindinhas, mas você poderá fazer as suas próprias, com o tecida da preferência.
( Mandei o passo-a-passo para anexar link para o seu e-mail, se ainda precisar)
Boa sorte e sucesso com o blog! Avise-me das suas artes, ok?
Abraço!

Nani Veiga 21 de agosto de 2009 22:57  

Olá,vim por intermédio do blog Sala de Lá,e fiquei encantada com o seu blog,menina eu tenho blog há um tempão,sumi por mais de 1 ano e retornei agora faz um tempinho,mas nem sei mexer muito nesse negócio de seguidores,enfim...Será que é por isso que não tenho tido uma resposta.
Sei que amei o seu blog e as idéias são ótimas,estou aqui com um garrafão verde há um tempão criando coragem pra fazer o abajour,mas tenho receio de furar e eu não tenho a tal broca,então vou aguardando o tal momento...
Bjs

Priscila Zanutti 22 de agosto de 2009 00:39  

Bom começo... adorei o abajur epassarei mais por aqui. Tenho um blog de maluquices e um de fofices. Passa lá pra me visitar e deixa um coments. Bjs. (Te seguindo)

Ana Karina ♫ 22 de agosto de 2009 01:20  

Te linkei no meu blog (entre os meus favoritos), ok?
Bjs!!!

Bruna,  22 de agosto de 2009 09:39  

Mããããããe... obrigada pelo agradecimento viu! hahaha eu sei que mereeeeço *cof cof* HAHAHA (nada convencida neah?) mãe, ta lindo seu blooog... parabéééééns... e vc já tem T-R-I-N-T-A- E - S-E-T-E seguidooooores :OOO hahaha boba, te amo! ♥

Eliana 22 de agosto de 2009 10:27  

Ficou lindissimo, adorei. Mas agora como furou a garrafa amiga, eu não entendi. Me conta?
Bjss.

anamineira 22 de agosto de 2009 13:09  

Fernandoa, Aqui tá é friiiiio, mas desejo um calorzinho rondando sua casinha.
Os lustres ficaram lindos!
Um abraço quentinho

Bolivar 22 de agosto de 2009 15:20  

E ae kbça!!! show de bola heim, sabia que ocê era uma artista!! mais nem tanto!! rsrs, e blog também bem bacana! abração... e sucesso

fátima 22 de agosto de 2009 17:13  

ficaram realmente muito lindos! vc. é bem perfeccionista, né?

mercado livre é tudo de bom! depois que a gente começa, não para mais...

bj

Flavio Zaninelli 22 de agosto de 2009 22:56  

Adorei o abajour e adorei mais ainda a solução que você deu para fixar o soquete na garrafa.Já fazendo um!

Casa Corpo e Cia. 22 de agosto de 2009 23:40  

Adorei! Estou preparando um post sobre garrafas também e com certeza vou te linkar.
BjOs,

Rejane.

Maria Papoila 25 de agosto de 2009 15:33  

Adorei a ideia! E tudo muito bem explicadinho!
Beijinhos

Fabiano Mayrink 1 de setembro de 2009 00:07  

Esta criaçao ficou muito de bom gosto, parabens, enho uma garafa aqui em casa vou ver o q vou fazer com ela quem sabe vira um abajur!

bjs!

Ju Costa 28 de setembro de 2009 20:12  

Simplesmente PERFEITO!!!

Anonymous,  29 de setembro de 2009 14:40  

Amei o abajur.
Bruna
Caçador-SC

Anonymous,  15 de outubro de 2009 01:45  

oi vc ainda tem o vendedor da broca? pode me mandar por email?
maurohnieri@hotmail.com

muito obrigado!

Claudia 6 de novembro de 2009 11:14  

Ameeiii!!!!!!!!!!!
Encontrei aqui, exatamente, tudo que queria saber sobre, como fazer um abajour de garrafa!
Você é 10! Valeu! Sempre que precisar de alguma coisa do gênero, já sei onde vou encontrar!!!!!!
Obrigada por saber dividir, pois, como diz a Ana Maria Braga, quem divide, multiplica!
Mil beijos!

Pati 28 de novembro de 2009 13:16  

Oi Fernanda,
O teu blog tá show, parabéns! Queria te pedir os dados dos vendedores que vc encontrou no mercado livre (cúpulas e broca de vidro). É sempre complicado arrumar vendedores de confiança e com recomendação.
Acho que vou me aventurar a reforma uma luminária de pé que eu tenho! Seu blog me deixou animada.

Muito obrigada e boa sorte!

Pati

Karen Baby House 21 de janeiro de 2010 09:35  

ola, tudo bem
adooooooorei seus abajures, gostaria de adquirir a broquinha milagrosa,pois na minha cidade tbem ninguem ouviu dizer.
Por favor me envie o email do vendedor.
Desde ja obrigada.

Vera,  18 de junho de 2010 17:04  

Dúvida: será que é seguro usar a rolha? Não é inflamável?

Tenho umas garrafas e vou tentar nos próximos dias. Aproveito para compartilhar umas dicas que recebi mas ainda não testei. Parece que o "truque" é manter a broca molhada. Cada um encontra uma forma diferente para isso :)

Broca para furar vidro

http://www.irwin.com.br/2009/produtos_descricao.php?id_produto=31

http://www.diamond-drill-bit-and-tool.com/Diamond-Drill/Diamond-Drill-Bit.shtml

Talvez tenha em lojas como C&C, Telha Norte ou Leroy Merlin.

Dicas para furar o vidro

Material:
broca para vidro / furadeira / massinha de modelar / água

Apoie a peça em uma superfície plana e firme.
Escolha o local do furo e faça uma "piscininha" com massinha de modelar com diâmetro maior que o da broca e coloque água (evita que a broca aqueça e fique cega).
Fure com cuidado e sem colocar muita força, aplicando força moderada e constante.

Vidros temperados não podem ser furados sem equipamento especial, procure um profissional.

Para furos pequenos é possível usar uma furadeira "Dremel" e brocas usadas de dentista.

Mais dicas em http://www.diamond-drill-bit-and-tool.com/Diamond-Drill/DD1.shtml

Nos vídeos abaixo usam uma broca do tipo "copo"

http://www.youtube.com/watch?v=y9UOlLSOqUI (nesse tem uma dica de começar com a broca em um ângulo de 45º)

http://www.youtube.com/watch?v=LgIM5-kxwVE

Marcos 2 de setembro de 2010 15:22  

Olha Fernanda sua criatividade é de causar inveja. Adorei a broca para furar vidro. Faço licores caseiros e vou aproveitá-la para criar alguma coisa diferente para mim. Quanto ao fato de ter um genrinho, você parace mais uma menininha do que uma futura avó. rs.
Beijos, felicidades, um final de semana abençoado.

nessa 21 de dezembro de 2010 11:58  

olá amei o seu abajur,vc podia me passar o email do cara da broca,também quero fazer um só que um pouco diferente beijos amo arte também,vanessadias29@gmail.com

Geralda Antunes 12 de setembro de 2012 17:17  

Genial, como não pensei nisso. Eu uso durepoxi. Como a sua ideia é mais uma forma de reciclar e economizar. Valeu! Parabéns!
http://www.atelierdasboasideias.blogspot.com.br

Postar um comentário

Sua presença faz toda a diferença!
Obrigada pela visitinha e volte sempre, viu?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative