RECICLAGEM: CÚPULA DE VENTILADOR DE TETO

>> terça-feira, 23 de março de 2010

Olá meus amorecos, hoje não posso dizer que estou com saudades, pois tirei o domingo e a segunda pra visitar vocês e tenho visitado todos meus queridos blogs amigos. Tá bom, eu sei que ainda faltam alguns, quem mandou ter um montão de blogueiras maravilhosas como amigas né... enfim, até o fim desta semana eu vou visitar todo mundo, nem que for pra deixar uma beijoca tá.

O post de hoje é dedicado à minha querida amiga Lucia Klein, do blog calma, que estou com pressa.

Daí vocês me perguntam: "Credo? Que feio! Vai dedicar só à ela?"

Daí eu respondo: "Lógico, afinal ela, com seus olhinhos super treinados de boa reciclóloga que é, foi a única que enxergou o objeto do presente post no post passado!!! Então, ela merece!" - Beijo Lu!

Sabe aquele tipo de coisa que você não tem coragem de jogar fora, mas não sabe exatamente o que fazer com ela? Pois é, é exatamente o caso.

Quanto instalamos os ventiladores de teto nos quartos, não quis que colocassem aquelas cúpulas que vem junto, primeiro porque depois é um sacrifício quando tem que trocar a lâmpada, depois que acho feio pra burro!

Daí olhei pra cúpula, ela olhou pra mim, e eu perguntei: "Hei mocinha, o que eu vou fazer com você, hein?"

Óbvio que a ideia não é de minha autoria, pois antes dos blogs eu JAMAIS pensaria em reutilizar um objeto desse, mesmo porque não sou tão criativa assim, sou mais adepta daquele velho ditado: "Quem não cria, copia!" hehehe.

Não sei de onde tirei essa ideia, afinal visito milhares de blogs há quase 1 ano, então não faço ideia onde vi. Se a ideia for sua, por favor me avise, e darei os devidos créditos ok.

Mas vamos ver como ficou?


Fala a verdade, não ficou uma graça?


Quer ver como eu fiz? Foi assim ó:


Materiais: uma cúpula, um pouco de terra vegeral, um pedaço de casca de árvore (daquelas usadas como forração de jardim) e uma plantinha, no caso usei Dinheirinho. Soube que essa plantinha também é conhecida como Dinheirinho em Penca e Cabelo de Nego. Eu conheço só como Dinheirinho.


Primeiro eu furei o fundo da cúpula usando prego quente.
(Não repare a sujeira, é que já tinha usado esta cúpula antes e ela acabou despencando. Como não quebrou, vamos utilizar novamente! Certo Lúcia? rs)


Depois, com a tesoura de poda, piquei em pedaços bem pequenos a casca de árvore, o suficiente para cobrir os furinhos que fiz na cúpula.


Tá vendo, só um pouco, o suficiente pra cobrir o fundo.


Depois, fui colocando a terra vegetal até quase encher a cúpula.


Com a ferramente menor, eu fiz um buraco no centro, do tamanho suficiente pra caber o torrãozinho da mudinha.


Com cuidado vá apertando suavemente o vasinho para que o torrãozinho se solte sem machucar a plantinha.


Se tiver muito duro, molhe um pouco, mas geralmente não é necessário, ainda mais se for um vasinho tão pequeno.


Coloque mais um pouco de terra e vá ajeitando cuidadosamente até cobrir todo o torrãozinho. Vá ajeitando com os dedos, até que fique firme, porém fofo. Eu não coloco muita terra, prefiro ir acrescentando depois, caso seja necessário. Ficou uns 2 dedos abaixo da borda da cúpula.


Depois é só colocar um suporte de vasos. O ideal é colocar aquelas correntes de xaxim, porém eu não consegui encontrar a que eu tinha separado exclusivamente para esse fim, então vai esse mesmo. Já vou adiantando que foi esse que eu usei da outra vez, quando caiu tudo. Assim que eu achar a corrente, vou correndo substituir.


Encaixa nas beiradas e vá ajeitando até ficar centralizado. Se usar as correntes, fure com prego quente e ficará beeeeem mais seguro.


Depois, claro, passe um paninho com álcool pra limpar a lambança! Embora não seja necessário limpar tanto, pois o material da cúpula é leitoso, mas relativamente transparente, então vai aparecer a terra quando você olhar de longe.


Daí é só pendurar num lugar fofo.


Fala a verdade, não ficou lindo???

E então, gostaram? Eu adorei! Achei mesmo que ficou lindo e a natureza agradece, pois é um lixo a menos jogado fora.

Dica: essa plantinha é igual peste, cresce horrores. Daqui uns dias ela vai estar toda penduradinha e talvez tenha até que podar. Depois venho mostrar conforme ela for crescendo tá.

Quero agradecer aos comentários do post anterior, vocês são uma fofas!!! Obrigada, de coração!

Beijoca beeeeem grandona,

=]

33 comentários:

Postar um comentário

Sua presença faz toda a diferença!
Obrigada pela visitinha e volte sempre, viu?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative