TROLL - UMA PRAGA NA INTERNET!

>> quarta-feira, 25 de maio de 2011


Ontem recebi aqui no blog um comentário (anônimo, claro!) que dizia assim:


TROLL - TROLLAR - TROLLAGEM, MAS QUE DIABO É ISSO? rs

Como não fazia a menor ideia do que seria esse bicho aí, fui perguntar prazamiga no twitter (me segue?) e também pesquisar no Google.

MEU DEUS DO CÉU, como eu pude viver 38 anos da minha vida sem saber da existência dessa informação tão vital e indispensável para o futuro da humanidade?!

Um Troll nada mais é do que uma pessoa super ocupada, mega ocupada, master ocupada, que passa os dias em projetos produtivos, edificantes e de conteúdo elevadíssimo!!! São pessoas de caráter sublime, quase angelicais, íntegras, politizadas, equilibradas emocionalmente! (ahan, vai nessa! hahaha)

Segundo a Wikipedia:

"Um troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars e não os trolls, criaturas tidas como monstruosas no folclore escandinavo[1]
O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta[2], uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. Porém, independentemente da reação das vítimas da trollagem, o comportamento do troll continua sendo prejudicial ao fórum, pois o debate ou degenera em bate-boca ou prossegue sendo vandalizado pelo troll enquanto este tiver paciência ou interesse de atuar.
Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
  • Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia eflame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.
  • Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.
  • Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
  • Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional."
Nooooossa, que coisa mais "interessante"! - Ô vidinha inútil, viu! Pra que viver, mesmo? hahahahaha

Segundo a minha "gurua" do Twitter, "trollar é zoar, sacanear, rir, tirar sarro, pegar no pé. Quando o Troll é um anônimo, geralmente faz ofensas e pega pesado, demonstra raiva ou inveja, machuca a pessoa com seu comentário".

Ô dóóóó, tá com invejinha, tá? Tá com raivinha, tá? Tadinho...

Meu querido Troll, não tá se aguentando de vontade de trollar? Trolle, meu bem, trolle! Não se reprima, não faz bem pra cútis! Já pensou nas consequências dessa repressão? Eu hein, DEUS ME LIVRE me sentir responsável por consequências tão catastróficas! hahahaha - Mas seja MACHO (ou fêmea, né? rs) e assuma sua trollagem, pois, pelo que entendi, o "bonito" é aparecer e poder se gabar de uma atitude tão edificante...

Ou, então, vai procurar algo construtivo pra fazer, vai! Vai estudar, trabalhar, prestar um serviço voluntário em alguma entidade beneficente... isso eleva o espírito e te fará crescer como pessoa! - Ou não. Continue aí trollando... seu futuro será brilhante!


Agora falando sério, gente. Esse tipo de criatura é perigosa. Super sugiro a leitura do post de hoje do blog da Elaine Gaspareto, com dicas de segurança para você e para seu blog.

O importante é justamente não alimentar o Troll, como diz a imagem. Se você não der bola, ele não terá ninguém para se aparecer ou como chamar a atenção. Portanto, preciosíssima a dica da Elaine de desativar os comentários anônimos nos blogs e, assim, se proteger de pessoas tão inúteis e desprezíveis.

Espero ter colaborado com essa informação tão vital para o futuro da humanidade! rsrs

E eu? Bem... Ai meu Deus... acho que nem vou dormir direito esta noite, de taaaaaanta preocupação!

Beijinho, beijoca

26 comentários:

Postar um comentário

Sua presença faz toda a diferença!
Obrigada pela visitinha e volte sempre, viu?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative