DICAS DE ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA

>> sexta-feira, 10 de agosto de 2012



Ando mesmo numa vibe de organização. Depois da reforminha aqui em casa, fiz uma mega faxina em todos os cômodos, pratiquei MESMO o Princípio do Vácuo e, desde então, venho tentando manter as coisas arrumadinhas e organizadas.

Achei na internet uma tabela muito interessante, um checlist da rotina doméstica. Vale a pena dar uma espiada.

Bom, daí que você olha pro caos e decide que está na hora de tomar uma providência... a pergunta que não quer calar é:

POR ONDE COMEÇAR?

Que tal começar pelo cômodo que está em pior situação?

- recolha toda a bagunça aparente, louças e roupa suja;
- todas as coisas têm sua "casinha" dentro de casa, então guarde cada coisa no seu devido lugar;
- separe o que pode ser doado;
- separe o que deve ir realmente para o lixo;
- vendo o pior cômodo em ordem, terá estímulo para continuar a tarefa no restante da casa.

LIVRE-SE DO CAOS:

Arregasse as mangas e coloque a mão na massa:

- pegue um saco de lixo grande e comece, um cômodo de cada vez;
- ande pela casa atrás de louças sujas;
- pegue o cesto de roupa suja e saia recolhendo todas as peças que você encontrar esparramada;
- recolha o lixo dos cestos e lave os banheiros;
- recolha o lixo do cesto da cozinha, lave e guarde as louças (desta vez, não deixe no escorredor!);
- faça a receitinha do amaciante de roupas e tire o pó dos móveis;
- passe a vassoura e um paninho com a misturinha de amaciante no chão;

Você deve estar pensando: "vou levar o dia inteirinho fazendo isso!"... Relaxe, não vai levar tanto tempo assim, só não vale perder o foco e se distrair. Coloque uma música legal e saia pela casa cantando e espantando a bagunça da sua vida.

Que tal fazer isso pelo menos uma vez por semana? Pelo menos até você estabelecer uma disciplina e as coisas se tornarem mais fáceis.

ESTABELEÇA A DISCIPLINA:

- Todos os dias tire 30 minutos para um cômodo específico da casa e 10 minutos para os demais, criando um rodízio semanal. Assim não acumula sujeira e nem bagunça.

Lembre das outras atividades que devem ser feitas de acordo com suas necessidades:

- mensalmente: lavar tapetes e cortinas, organizar documentos, arquivar contas pagas, limpar gavetas e armários...

Você sabia que se livrar da bagunça elimina 40% do trabalho doméstico em uma casa mediana? 80% da bagunça, na maioria dos casos, é resultado de desorganização e não de falta de espaço.

Pessoas que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo são menos eficientes do que aquelas que focam em uma tarefa de cada vez. O tempo perdido passando de uma tarefa para outra aumenta a complexidade de todas as tarefas!

BENEFÍCIOS DA ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA:

- economia média de 30% no orçamento doméstico;
- aumento do espaço útil, que até pode triplicar;
- facilidade na manutenção da limpeza doméstica;
- agilidade na busca por objetos e materiais em qualquer tempo;
- maior durabilidade e melhor conservação dos objetos;
- mais qualidade e valor nutricional dos alimentos consumidos;
- mais tempo para seus projetos pessoais;
- mais qualidade de vida
(fonte: Shelley Page , Star-Telegram.com, OZ!)

Alguns blogs amigos já falaram sobre o assunto:

A Lu, do blog Minha Casa, Meu Mundo, dá a dica de usar um "manual":

"O 'Manual' é um livrinho que fica em uma gaveta da cozinha onde estão especificadas as tarefas de cada dia da semana durante o mês, explicando como deve ser executada cada tarefa, qual produto usar e de que forma, além de conter dicas de organização. Ensina também como lavar e cuidar das roupas. Tem também um cardário mensal... e lista de compras que é um verdadeiro controle de estoque."

A querida Cibele Leite, do blog Organizando, Arrumando e Fuçando, dá uma verdadeira aula de organização, além de compartilhar um menu da limpeza que achei muito interessante.

Este post teve, também, como inspiração os blogs Chega de Bagunça e Desbagunçando, que dão excelentes dicas pra quem tá afim de uma nova vida!

Curtiu? Compartilhe!

18 comentários:

Janegal 10 de agosto de 2012 09:50  

Oi Fernanda, nossa, super obrigada por este post - utilidade publica!! Vou correndo mandar para todas as minhas amigas!! E tambem me inspirou para dar uma organizada na casa no final de semana.
Beijos e bom final de semana para vc,
Jane

Nil Gonçalves 10 de agosto de 2012 12:43  

Eiiitaaa, Fernanda..
quanta coisinha para organizarmos não é mesmo?Sabe que costumo organizar pastas, com documentos, tudo etiquetado para localizar rapidinho?Ah,e já fui empregada doméstica, e como eu aprendi naquela ápoca. Hoje,se for necessário fazer faxinas para sobreviver, "tô dentro",e deixo tudo bem arrumado, e não fico o dia inteiro, acredite!....rsss....

Nil Gonçalves 10 de agosto de 2012 12:45  

Ai Fernanda, me empolguei tanto com o post que me esqueci de falar:terminei a caixa com passarinhos vintage, e fiz um agulheiro e porta bijuterias, reciclado, vai lá dar uma olhadinha..

bjsssssssssss

.maysa. 10 de agosto de 2012 14:17  

Ameei as dicas! E o mais importante com esse post me senti motivada a começar a organizar meu cantinho. Porque eu sou tão desanimada com isso. rs
Obrigada mesmo por ter postado sobre organização!

Coloquei a opção seguir la no meu blogue. Quando for lá dá uma olhadinha...

Desejo um lindo e feliz final de semana!!

Beeeijos

carlos abba 10 de agosto de 2012 15:16  

adorei >>>parabens<<<<




Empresa SBD Cupins com mais de 25 anos de experiência e dedicação em descupinização, dedetização, desentupimentos, limpeza de fossa, hidrovacuo e hidrojateamento, esgotamento de possos artesianos, limpeza pós obras. eliminação de praga em grãos, elétrica e hidráulica.
11 2918-9999
PLANTÃO 24H
11 3481-9820 ID 107*80861

não cobramos
TAXA DE VISITA
e cobrimos
QUALQUER ORÇAMENTO

Elizangela 10 de agosto de 2012 15:16  

Ei Fernanda..
Que ótimo este post!!!A minha casinha está em reforma e caos da terra vermelha se instalou por lá..e já estou imaginando amanhã como vai ser a faxina...
Já imprimi o cheklist e vou imprimir suas sugestões porque eu vou te contar tá difícil demais da conta manter a casa organizada..tem dias que tenho até vontade de chorar!!!
afff!!!
Mas, como disse..vou tentar praticar a disciplina!!rsrs
beijos

Marcia Gullo 10 de agosto de 2012 16:12  

Fernandinha, essa sua postagem ta show.... eu ja tenho um certo grau de organizaçao aqui em casa.. o que me estraga é o facebook, kkkkkkkk.

Perco muito tempo conectada..
Vou seguir as dicas e brigada por compartilhar.
Um beijo e um otimo findi.

www.blogdagullo.blogspot.com.br

Socorro 10 de agosto de 2012 17:14  

Boas as dicas. meu final de semana é todo dedicado a minha casinha,tbm passar uma semana sem arrumar a casa tbm não da ne galera!
Bjos!

Aninha 10 de agosto de 2012 18:54  

Ótimas dicas, realmente organização é tudo, bjs e ótimo fim de semana!

Lola 10 de agosto de 2012 19:04  

Bom Fer...eu já sou uma verdadeira maníaca por organização e limpeza. Fico louca quando vejo que estou acumulando coisas! Me dá até nojo! Sério! Por isso adoro as dicas que vc postou. Vou seguir!
Bjs

Roberta Lopes 10 de agosto de 2012 20:41  

Oi, Fernanda!
Gosto muito de posts relacionados a organização, pois sou uma desorganizada em tratamento, tenho que manter total vigilância pra bagunça não reinar por aqui rsrsrs. Beijinhos!

Lu 10 de agosto de 2012 21:51  

Oi Fer,boa noite!!
Amiga essa dicas são ótimas,o amaciante deixa a casa com um perfume delicioso de casa limpinha sem contar que é barato e rende muito
Agora só falta eu me animar já que minha personal colega faxineira me deixo na mão rs.
Beijo Lu

Hanna 12 de agosto de 2012 16:30  

Nossa, esse post veio a calhar, pois estou pra receber um filhotinho de cachorro em casa e quero deixar tudo limpinho e bem clean pra ficar mais fácil limpar, educá-lo...
E quanto mais perto chega do dia de burscarmoos o pet, mais bagunçada a casa está!
Estou no caos, e esse post me deu um PURO ÂNIMO no domingo! Obrigada!

Márcia Costa. 12 de agosto de 2012 21:01  

Oi querida,

Adorei o post! gosto muito dessas dicas de organização e limpeza!
Bjs no coração

Telma Maciel 16 de agosto de 2012 20:51  

Dicas de organização são SEMPRE bem vindas, não? Minha casa é pequena, mas não consigo guardar tudo no lugar! Vira e mexe guardo uma coisa mas tiro outra... q dureza! rs
Bjks

Mari Milk 22 de janeiro de 2013 17:49  

Querida, muito obrigada por indicar o Desbagunçando!
O seu blog é lindo e cheio de novidades incríveis!

Beijos Beijos

Mariana

Karen 7 de fevereiro de 2013 17:57  

NOSSA ADOREI SUAS DICAS!!!!
FIZ EXATAMENTE ISSO NA MINHA CASA ESTÁ DANDO MUITO CERTO BJKS FICA COM DEUS.

Postar um comentário

Sua presença faz toda a diferença!
Obrigada pela visitinha e volte sempre, viu?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative