DIY: PERFUME CASEIRO

>> quinta-feira, 23 de agosto de 2012

É incrível como nosso cérebro processa certos tipos de informação, fazendo, por exemplo, com que sejamos capazes de nos lembrar de coisas muuuuito antigas (ou não), apenas pelo cheirinho bom que elas tinham ou têm.

Ainda me lembro do cheirinho tão bom da minha avó Madalena... ah, quanta saudade!

Mas e você, tem o SEU cheirinho? Eu, definitivamente, tenho o meu. E ele tem nome e sobrenome: Samsara, de Guerlain.

Desde nem me lembro quando me apaixonei por este perfume, intenso, sedutor... só que, ao mesmo tempo, não consigo usá-lo com tanta frequência justamente por estas mesmas características, pois a sujeita aqui é a Top Master da alergia. Então só uso de vez quando.

Daí que um belo dia estava eu na loja Rio Essências de São José do Rio Preto, comprando matéria prima para fazer meus cosméticos e aromatizadores, quando meus lindos olhinhos deram de cara com uma linda plaquinha: "essências para perfumes"... Fui correndo conferir a lista e nem acreditei quando vi que tinha a essência do meu queridinho. Não pensei duas vezes.

A mocinha da loja até me deu um papelzinho com receitinha para perfume, colônia e água de cheiro, só dependendo da quantidade de essência para ficar na concentração desejada.

Preferi fazer na concentração de água de cheiro, para ficar mais suave e, assim, conseguir usar no dia a dia. Fiz apenas 50ml, só para experimentar, para ver se eu iria gostar da fixação e tal. Resultado: aprovadíssimo!

Nunca imaginei que fosse tão incrivelmente fácil fazer perfume! O mais legal é que a fixação é realmente muito boa, o cheirinho permanece por várias horas e até minhas roupas ficam levemente perfumadas.

Então a cabeça fervilhante aqui pensou: por que não fazer uma linha toda com cheirinho de Samsara? E fiz! Além da água de cheiro, fiz 1 litro de loção hidratante, aquela super poderosa que dei a receita aqui e fiz também perfume sólido em latinha, para carregar na bolsa, mas este deixo para mostrar num outro post, tá?

Como acabou a essência, não consegui fazer uma outra coisinha que a cabeça fervilhante teve ideia, mas será meu próximo passo: sachês de sagu para colocar no guardarroupa e nas gavetas de roupa íntima e pijamas... já pensou que delícia!?

Quer saber como fazer? Anote aí (para a quantidade de 100ml):

Ingredientes para PERFUME:
- 20ml de essência
- 80ml de álcoolfix

Ingredientes para COLÔNIA:
- 10ml de essência
- 90ml de álcoolfix

Ingredientes para ÁGUA DE CHEIRO:
- 5ml de essência
- 95ml de álcoolfix

MODO DE PREPARO:

- Junte os ingredientes e coloque num recipiente adequado para perfume, com ou seu válvula de spray;
- Embrulhe o vidro num papel pardo (pode ser outro papel) e deixe descansar num lugar fechado e escuro por 48 horas (dentro de um armário, por exemplo);
- Decorridas as primeiras 48 horas, abra o vidro e deixe descansar novamente por mais 48 horas, só que destampado (isso faz com que o álcoolfix evapore e fique somente a essência, o que torna a fixação mais duradoura);
- Depois destas outras 48 horas, é só tampar o vidro e usar normalmente.

Garanto, você vai gostar!

Outra coisa beeeeeeem legal é o custo/benefício. Pelo vidrinho de 20ml de essência paguei algo em torno de R$35,00. Já 1 litro de álcoolfix custou R$15,00. Pesquisei no Buscapé o valor do Samsara original... e aí você tira suas próprias conclusões...

Se experimentar, volta aqui pra me contar?

Beijocas perfumadas ♥

17 comentários:

Postar um comentário

Sua presença faz toda a diferença!
Obrigada pela visitinha e volte sempre, viu?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative